Chapada dos Guimarães, Sexta-feira, 29 de Março de 2024
TV Chapada Canal 7
Chapada dos Guimarães, Sexta-feira, 29 de Março de 2024

TV Chapada Canal 7

Chapada dos Guimarães, Sexta-feira, 29 de Março de 2024

TV Chapada Canal 7

Notícia

Decisão liminar suspende Resolução que cassou Fabiana e determina retorno ao cargo

TV Chapada Canal 7 - Decisão liminar suspende Resolução que cassou Fabiana e determina retorno ao cargo

A vereadora Fabiana Advogada (PRD) conseguiu uma decisão judicial liminar que suspende a Resolução Legislativa 001/2023, que determinou a cassação do seu mandato. Com isso, a parlamentar recupera o direito de exercer as atividades parlamentares, no entanto, a Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães não fica impedida de realizar uma nova sessão para apreciar o pedido apresentado contra ela por quebra de decoro parlamentar. A decisão foi proferida nesta terça-feira (2) pelo juiz plantonista da Comarca de Chapada dos Guimarães, Renato José de Almeida Costa Filho. 

O pedido de cancelamento da Resolução foi protocolado pelo mesmo advogado que fez a defesa de Fabiana durante a Comissão Processante, na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, Manoel Antonio de Rezende David.  

“Defiro a tutela provisória de urgência liminar antecipada para suspender a Resolução Legislativa  n 001/2023, que decreta a perda do mandato eletivo da vereadora Fabiana Nascimento de Souza, e os efeitos dela decorrentes, assim como determinar a imediata recondução/retorno da parte autora/requerente no exercício do mandato eletivo de vereadora do Município de Chapada dos Guimarães”

Conforme a decisão do magistrado, a Câmara Municipal incorreu em uma falha ao apreciar o pedido de cassação contra a parlamentar. Como foram apresentados três processos nos quais supostamente Fabiana teria advogado contra o município, o Plenário da Casa deveria ter realizado três votações e não apreciado a questão de forma unificada. Essa conduta contrariou o que prevê o decreto 201/67, que norteou os trabalhos do Legislativo. 

“Reitero que ao ser denunciada por 3 infrações, existe pela legislação e imperiosa necessidade de que seja julgada por cada uma das infrações individualmente, ou seja, deveria ter sido formulado, no mínimo, 3 quesitos para questionamento aos vereadores presentes. A norma da CRFB/1988, art.5, XLVI, que deve ser aplicada em conjunto com o Decreto Lei 201/67, art 5, fixa o princípio constitucional da individualização das sanções, orientando que a penalidade deve se ater as características do agente, de sua conduto, do fato e de eventual vítima. Perfazendo assim, a necessidade de votação separada para cada conduta, a fim de que se atendesse ao princípio. Ainda que o resultado final fosse o mesmo, os procedimentos administrativos devem se ater as regras, atendendo ao princípio da legalidade, sob pena de nulidade do ato”, esclareceu o magistrado em sua decisão. 

O magistrado deixou de avaliou a ausência de justa causa para a cassação. Afirmou que isso compete exclusivamente à Câmara de Vereadores. O que cabe ao Poder Judiciário é verificar a constitucionalidade do ato. 

“Essa decisão provisória não impede/obsta que o Poder Legislativo local convoque nova sessão e retome o procedimento político-administrativo a partir da aparente  irregularidade, decidindo de forma previsto no Decreto Lei 201/67 e em sendo o caso, conclua pela cassação ou não do mandato eletivo da vereadora”, explicou o juiz em sua decisão. 

Fabiana foi cassada por 9 votos a dois por quebra de decoro parlamentar. Mediante uma denúncia feita pelo secretário municipal de governo, Gilberto Mello, a Câmara Municipal abriu uma Comissão Processante que se posicionou pela cassação da parlamentar. O entendimento da maioria dos vereadores foi de que a vereadora infringiu a Lei Orgânica do Município e também o Regimento interno ao ter advogado contra o município em pelos menos três situações. 

A vereadora afirma ser vítima de perseguição política por cobrar informações do Poder Executivo sobre as ações realizadas no município, principalmente aquelas envolvendo o Festival de Inverno. 

O resultado da cassação foi conhecido no dia 21 de dezembro, depois de três dias intensos de trabalho na Câmara. 

Comentários
`
Família ainda espera encontrar corpo de idosa para ter paz

A família de Desolina Ana Chelotti Chagas, de 75 anos, vítima de feminicídio em julho do ano passado, disse que só terá paz após encontrar o corpo da idosa. Buscas foram retomadas pelas forças de segurança, na semana passada, após encontrar, no Mirante de Chapada dos Guimarães, pertences da senhora. No entanto, os restos mortais ainda não foram localizados. Confira...